sexta-feira, 13 de maio de 2011

ESPÉCIES DE ÁRVORES INDICADAS PARA O PLANTIO

ESPÉCIES RECOMENDADAS PELO PLANO DE ARBORIZAÇÃO 2009

ÁRVORES DE PEQUENO PORTE INDICADOS PARA LOCAIS ONDE PASSA REDE DE ALTA TENSÃO(copel)

  • BARBATIMÃO (Stryphnodendron adstringens) – Nativa
Altura de 4 a 5m, floresce apartir de meados de setembro, prolongando-se até o final de novembro. Os frutos amadurecem de julho a setembro.

Cerejeira (Eugenia involucrata) - Nativa
Altura de 5 a 8m (10 a 15m na mata), dotada de copa arredondada, tronco ereto e mais ou menos cilíndrico, com casca lisa e descamante. Folhas simples, de 5 a 9cm de comprimento por 2 a 3cm de largura. Flores de coloração branca, com frutos de cor vermelha ou vinácea escura, comestível. Floresce durante os meses de setembro a novembro, junto com o surgimento da nova folhagem. Os frutos amadurecem de outubro a dezembro.
 

Pata-de-vaca (Bauhinia forficata) - Nativa
            Altura de 5 a 9m, com tronco tortuoso. Folhas de 8 a 12cm de comprimento, divididas até ao meio.    Planta de rápido crescimento. Floresce a partir do final do mês de outubro, prolongando-se até janeiro. A maturação dos frutos ocorre durante os meses de julho e agosto.

Quaresmeira (Tibouchina granulosa) - Nativa
Altura de 8 a 12m, com tronco de 30 a 40cm de diâmetro, folhas rijas, de 15 a 20cm de comprimento por 5 a 7cm de largura. Floresce geralmente duas vezes ao ano, em junho-agosto e dezembro-março, sendo nesta última época mais abundante. Os frutos iniciam o amadurecimento no final de junho, prolongando-se até agosto, e abril-maio.


Resedá ou extremosa (Lagerstroemia indica)
Floresce de outubro a março. Porte: de 4 a 6 metros; copa com diâmetro de mais ou menos 4 metros As flores desabrocham em cachos nas pontas dos ramos, em cores róseas, lilás, carmim ou branca. Os galhos são fracos e quebradiços e devem ser podados no inverno para estimular a floração e dar bom aspecto à planta. Floresce no verão, à pleno sol. Por seu pequeno porte, vai bem até em jardins pequenos e na arborização urbana. Em grandes áreas pode ser usada em maciços.
Flamboyanzinho (Caesalpinea pulcherrima)
Árvore de pequeno porte, de 3 a 4m de altura e crescimento rápido. Suas folhas são recompostas com foliólulos pequenos e permanentes. Sua copa tem formato arredondado. Flores vermelhas, alaranjadas ou amarelas e sua época de floração entre setembro e abril.

Manacá  (Brunfelsia uniflora)
Originária do Brasil. Arvoretas de 2 a 3m de altura. A flor de centro branco e pétalas azuis muda de cor após fecundada. A floração ocorre durante a primavera e verão. Cultivadas expostas ao sol isolada ou em grupo.

Camélia (Camelia japonica)
Altura:6 m.Diâmetro: 2,5 m.Ambiente: Pleno Sol, Meia-sombra.Solo: Arenoso.Clima: Tropical de altitude, Subtropical, Temperado.Origem: China, Japão, Coréia.Época de Floração: Inverno, Outono.Propagação: Alporquia, Estaquia.Mes(es) da Propagação: Inverno.Persistência das folhas: Permanente.Obs: A variedade de flores brancas dobradas suporta melhor os climas quentes.

Hibisco (Hibiscus sp)
é um arbusto lenhoso, fibrosos com até 5 metros de altura, originário da Ásia, pertencente a familia das Malvaceae, possui 5.000 variedades. Muito difundido no mundo pelas propriedades ormanentais, possui diversas variedades e formas, com flores grandes ou pequenas, com pétalas lisas ou crespas. Muito cultivado no Brasil, é utilizado com muito sucesso na arborização urbana abaixo da rede elétrica, devido ao pequeno porte, necessitando condução e poda. 

Calistemon ou  escova-de-garrafa (Callistemon speciosus)
As escovas-de-garrafa apresentam porte arbustivo ou de arvoreta, alcançando de 3 a 7 metros de altura. Suas folhas são em geral pequenas, lanceoladas a lineares, verdes, sésseis, perenes e aromáticas, que vão se tornando bronzeadas com o tempo. No entanto é nas inflorescências que reside o encanto desta árvore, elas tem um formato cilíndrico com numerosos estames, semelhantes às escovas utilizadas para lavar garrafas. No paisagismo, a escova-de-garrafa se destaca como árvore isolada, principalmente na borda de lagos, onde seus ramos pendentes podem tocar a água graciosamente.
Escova-de-garrafa, Callistemon sp, , , lava-garrafas, calistemo 

PAU-CIGARRA (Senna multifuga)
Nome Popular: Pau-cigarra, Chuva-de-ouro, Aleluia
Altura: 6 a 10m
Obs.: indicado p/ ruas estreitas e sob rede elétrica; extremamente ornamental
 Manduirana (Senna macranthera) Árvore de médio porte, é indicada para a arborização de ruas (estreitas e sob rede elétrica); árvore extremamente ornamental pelas suas flores.


Cássia Imperial, (Cassia fistula L.)
É uma árvore de crescimento rápido, que atinge um porte de 5 metros de altura, para 4 metros de diâmetro da copa arredondada. A floração decorre entre dezembro e abril e origina flores amareladas. A frutificação é do tipo vagem e decorre de setembro a novembro. É uma planta resistente ao frio. A cássia-imperial é cultivada como árvore.

 

10 comentários:

  1. achei muito interressante agora sei o qiue plantar em casa.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Joao marques e equipe da SEMAM, o blog está ótimo e as opções de plantio de arvores muito variadas e bonitas. Iniciando o plantio vamos mobilizar a população para ajudar a cuidar. Rogério Lorenzetti

    ResponderExcluir
  3. REGINALDO DA SILVAsexta-feira, julho 01, 2011

    Reginaldo do Jardim Ibirapuera,posso plantar na frente de minha casa,a arvore de nome OITI.

    ResponderExcluir
  4. Posso plantar a éspecie OITI,na frente de minha casa.

    ResponderExcluir
  5. SECRETARIA DE MEIO AMBIENTEterça-feira, julho 05, 2011

    REGINALDO, O OITI É UMA ESPÉCIE DE MÉDIO PORTE. ENTÃO VOCÊ PODE OBSERVAR ESSAS MEDIDAS.


    Esquina- 5,00m

    Poste- 4,00m

    Placas de identificação e sinalizações
    Equipamentos de segurança (hidrantes)- 2,00m

    Instalações subterrâneas (gás, água, energia, telecomunicações, esgoto, drenagem)- 1,00m

    Ramais de ligações subterrâneas- 3,00m

    Mobiliário urbano (bancas, cabines, guaritas, telefones)- 2,00m

    Galeria- 1,00m

    Caixas de inspeção (boca-de-lobo, caixas de passagem)- 2,00m

    Fachadas de edificação- 2,40m

    Guias rebaixadas, gárgula, borda de faixa de pedestre- 2,00m

    Transformadores- 8,00m

    Espécies arbóreas- 8,00m

    ResponderExcluir
  6. REGINALDO, QUALQUER DÚVIDA ESTAMOS AQUI PARA ESCLARECE-LAS,
    NOSSO e-mail:sema@paranavai.pr.gov.br

    ResponderExcluir
  7. JOAO MARQUE EU REGINALDO AGRADEÇO AS SUAS EXPLICAÇÕES,FOI MUITO BOM,AGORA VOU PODER PLANTAR DUAS ÁRVORES DA FORMA MAIS CERTA.

    ResponderExcluir
  8. muito bom ,todos deveriam colocar em suas calçadas iguais iguais a estas ,e mbeleza a frente das casas e a rua.Goste, vou comprar algums plantas aqui prcasa.Vou comprar cassia imperial ou quaresmeira ou falso barbatimao.abraços

    ResponderExcluir

NÃO ACEITAMOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, FAVOR DEIXE SEU NOME E E-MAIL PARA QUE POSSAMOS RESPONDER.