quinta-feira, 7 de novembro de 2013

GESTÃO DO MEIO AMBIENTE EM PARANAVAÍ É REFERÊNCIA PARA CIDADES DA REGIÃO

Nesta quarta-feira (6) o secretário de Meio Ambiente de Paranavaí, João Marques, recebeu a visita de representantes da administração municipal de Campo Mourão para conhecer o funcionamento do sistema de coleta seletiva, destinação de resíduos e gestão do aterro sanitário. “Paranavaí hoje é referência nesta questão de gestão do aterro. A criação do Consórcio Intermunicipal Caiuá-Ambiental (CICA), a fiscalização dos grandes geradores de resíduos e as campanhas de incentivo e conscientização para separação adequada do lixo, são fatores fundamentais para o avanço dos trabalhos em nossa cidade”, avaliou Marques.
Segundo secretário de Meio Ambiente e Agricultura de Campo Mourão, Jeferson Peliser, “nossa cidade sofre com o mesmo problema que Paranavaí tinha antes da criação do Consórcio. Ficamos de fora de muitas políticas públicas estaduais e federais porque não temos nem mais que 100 mil habitantes, nem menos que 50 mil, que é a faixa populacional que muitos programas atendem. Viemos aqui para saber como a cidade de vocês conseguiu se organizar e resolver a situação”.
Na avaliação da equipe da Semam (Secretaria de Meio Ambiente) de Paranavaí, a criação do CICA foi um marco na organização da região para a destinação correta de resíduos. “Hoje já recebemos resíduos de Mirador, Tamboara e São Carlos do Ivaí no aterro daqui e mais 3 municípios querem aderir ao mesmo sistema, que são São João do Caiuá, Santo Antônio do Caiuá e Alto Paraná. Como Consórcio, conseguimos pleitear benfeitorias que antes não tínhamos acesso, porque agora temos um contingente populacional (somando os municípios da região) que atinge as exigências das esferas estadual e federal”, esclareceu João Marques.
O secretário de Paranavaí apresentou ainda os resultados do estudo gravimétrico feito no aterro sanitário este ano, que aponta uma melhoria considerável na separação do lixo na cidade. “Fizemos um estudo que mostrou que diminuímos em 252 toneladas a quantidade de lixo despejada no aterro, comparando setembro de 2012 com setembro deste ano. Além disso, no nosso cálculo inicial, a primeira célula do aterro sanitário duraria até outubro deste ano para despejarmos resíduos. Com as notificações dos grandes geradores, diminuímos a quantidade de resíduos e aumentamos a capacidade da célula para abril de 2014. E agora, com este trabalho de conscientização para que a população faça a reciclagem correta do lixo, já aumentamos um pouco mais a capacidade da célula: ela vai durar até outubro de 2014. É economia para o município e menos desgaste ambiental”, frisou o secretário.
Membro da Agenda 21 em Campo Mourão e voluntário da Cooperesíduos, Dirceu Wander Brook disse reconhecer a importância do trabalho em rede para a melhoria das questões ambientais. “Conhecemos o secretário João Marques em uma Conferência Ambiental em Foz do Iguaçu e ficamos maravilhados com o que soubemos que está acontecendo aqui em Paranavaí. Nós estamos trabalhando para criar uma rede de cooperativas para fortalecer a venda de recicláveis em bloco, porque acreditamos que este é um nicho gerador de renda ainda pouco explorado. Fizemos questão de vir até aqui e ver de perto como eles estão fazendo este verdadeiro milagre”, ponderou.
As lideranças de Campo Mourão foram conhecer a Coopervaí, que faz toda a separação de materiais reciclados no município, e também o aterro sanitário. A visita a Paranavaí também foi acompanhada pela coordenadora da Agenda 21 de Campo Mourão e presidente da Cooperesíduos, Lídia Mizote; pelo consultor em gestão de resíduos sólidos, Filipe Brumatti; e pelo representante da Tamboré Reciclados, de Guarapuava, César Augusto Balotin. A Tamboré é uma das empresas que atualmente compra material reciclado classificado da Coopervaí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ACEITAMOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, FAVOR DEIXE SEU NOME E E-MAIL PARA QUE POSSAMOS RESPONDER.