quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

VOCÊ CONHECE OS 5 Rs?

A política dos 5 R's. 
Os cinco R's fazem parte de um processo educativo que tem por objetivo uma mudança de hábitos no cotidiano dos cidadãos. A questão-chave é levar o cidadão a repensar seus valores e práticas, reduzindo o consumo exagerado e o desperdício.



1º R- REPENSAR: 
Nos hábitos de consumo e descarte! Devemos pensar se realmente aquela compra é necessária. Jogue no lixo apenas o que não for reutilizável ou reciclável.
  
2° R- RECUSAR:
Recusar o que? 
Os produtos que prejudicam o meio ambiente e a saúde!
Compre apenas produtos que não agridem o meio ambiente e a saúde. Dê preferência as empresas que têm compromissos com a ecologia. Evite o excesso de sacos plásticos e embalagens que não sejam descartáveis ou que possam ser reutilizadas.

3° R- REDUZIR:
Reduzir o que? 
O consumo desnecessário!Consumir menos produtos, dando preferência aos que tenham maior durabilidade. adquirir refis de produtos; escolher produtos que tenham menos embalagens ou embalagens econômicas; dar prioridade às embalagens retornáveis; adquirir produtos a granel, utilizar pilhas recarregáveis ao invés de pilhas alcalinas e utilizar lâmpadas econômicas, etc.

4°R- REUTILIZAR:
Reutilizar e recuperar ao máximo antes de descartar!Ao reutilizar, você estará ampliando a vida útil do produto e do aterro sanitário de sua cidade, além de economizar na extração de matérias-primas virgens. Uma forma de reutilizar é: fazer artesanato com materiais recicláveis: vidro, pet, cd's, metal, enfim materiais "secos". Também pode-se reutilizar o "lixo úmido" alimentos, fazendo adubo natural e fertilizantes para o solo, além de aproveitar cascas, folhas e talos de frutas, legumes e verduras para serem utilizados na culinária.

5° R- RECICLAR:
Reciclar os Materiais
Reciclar é aproveitar a matéria prima embutida no resíduo para fabricar o mesmo ou outro tipo de produto. Esse processo diminui a extração de recursos naturais e economiza água, energia, gera trabalho e renda para milhares de pessoas. Seja no mercado formal ou informal de trabalho. Então, exercite os quatro primeiros Rs e, o que restar, separe para a coleta seletiva das embalagens de vidros, plásticos, metais, papéis, longa vida, isopor, óleo de cozinha usado, cartuchos de impressoras, pilhas, baterias, CDs, DVDs. A reciclagem promove benefícios ambientais, sociais e econômicos.


LEMBRAMOS QUE: ELETROELETRÔNICO (PILHAS, BATERIAS, CELULARES, COMPUTADORES...), LÂMPADAS FLUORESCENTES, CARTUCHOS DE IMPRESSORAS, SÃO MATERIAIS RECICLÁVEIS QUE PRECISA SER FEITA A LOGÍSTICA REVERSA. (logística reversa é a área responsável por este fluxo reverso de produtos, seja qual for o motivo: reciclagem, reuso, recall, devoluções, etc. A importância deste processo reside em dois extremos: em um, as regulamentações, que exigem o tratamento de alguns produtos após seu uso (como as embalagens de agrotóxicos ou baterias de celulares); na outra ponta, a possibilidade de agregar valor ao que seria lixo). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ACEITAMOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, FAVOR DEIXE SEU NOME E E-MAIL PARA QUE POSSAMOS RESPONDER.